Aprenda a Criar Relatórios Personalizados No Google AdWords

Aprenda a Criar Relatórios Personalizados no Novo Google AdWords
 

A guia de relatórios no AdWords é utilizada para que possamos criar relatórios personalizados e através destes relatórios tomar decisões para gerar maior aproveitamento de nossas campanhas. Imagine por exemplo que você deseje visualizar as palavras chave que possuem taxa de conversão acima de 10%. Então você deverá clicar na opção de relatórios - > Relatórios conforme imagem abaixo:
 

relatório google adwords

 

Veja na imagem acima que abaixo da opção Relatórios aparecem Relatórios Predefinidos e Painéis, logo falaremos sobre estas duas opções. No momento em que clicar em Relatórios irá observar que sua dashboard ficará muito próxima ou igual a esta abaixo:

 

botão criar relatório personalizado

 

Bom, para que possamos criar nosso relatório das palavras em que possuem uma taxa de conversão maior do que 10% precisaremos clicar no botão de adição (cor azul) e então lhe será apresentada as opções de criar relatório em formato de tabela, gráfico de linha, gráfico de barras, gráfico de pizza e gráfico de dispersão. É importante saber que para cada tipo de relatório que você precise o formato ilustrativo do relatório mudará, exemplo:
 

Imagine que você deseja criar um relatório que exiba as palavras chave, posicionamento médio e conversões; Este tipo de relatório é ideal fazer em formato de tabela, pois existirão possivelmente muitos dados a serem exibidos e então a exibição em formato de gráfico possivelmente não seria o mais fácil de ler. Diferentemente se você quisesse um relatório em que exibisse a quantidade de conversões por campanha, neste caso teremos poucos dados e então ficará muito bom de realizar esta leitura em formato de gráfico.
 

Com base no explicado acima podemos criar um relatório em formato de tabela, pois caso tenhamos muitos dados ficará visualmente melhor exibido e neste caso não desejamos fazer comparações. Veja na imagem abaixo as opções em que aparecem, escolha Tabela (1ª opção):

 

Tipos de ilustração no Relatório AdWords

 

Pós clicar em tabela nós já seremos redirecionados para o ambiente em que poderemos criar nosso relatório personalizado, provavelmente a você aparecerá uma imagem muito próxima a disposta abaixo:

 

tela de relatórios novo adwords

 

Acima fiz questão de explicar os pontos principais desta tela, vejamos:
 

Item 1: Área para você nomear o relatório. Clique e Poderá Nomea-lo!
 

Item 2: É neste ambiente que iremos selecionar as métricas e dimensões que utilizaremos para gerar o relatório.
 

Item 3: Uma dimensão neste caso será o que está sendo mensurado, podendo ser uma campanha, grupo de anúncio,  palavra chave, dentre outras.
 

Item 4: A métrica é um indicador quantitativo e só transforma-se em uma informação ao ser cruzada com uma dimensão. Exemplo: A campanha xpto possui 30 conversões, neste caso a dimensão é a campanha e a métrica são as conversões.
 

Item 5: Opção utilizada para salvar ou salvar como o relatório.


Vá até o item 2 clique, segure e arraste a opção Palavras Chave para dentro de linha e posteriormente faça o mesmo com a opção taxa de conversão para dentro de coluna, veja como ficará:

 

Novo Relatório Personalizado Google AdWords

 

Bom, acima nós temos um relatório personalizado do Google AdWords com todas as palavras chave e taxas de conversão sendo exibidas, contudo como dito acima nós desejamos que sejam exibidas apenas palavras em que possuam uma taxa de conversão acima de 10% e para que isto aconteça teremos que utilizar a opção de filtro no relatório, veja abaixo onde ela se encontra:

 

Filtragem relatório AdWords

 

Ao lado do nome Taxa de Conv. existe a figura parecida com um funil, assim como a imagem acima, clique neste e observe a janela que aparecerá para você:


filtragem maior e menor

 


Nesta janela observe que a primeira opção é o símbolo de maior ( > )  e ao clicar na setinha para baixo aparecerá a opção de menor ( < ). Resumindo então nesta primeira opção deveremos escolher entre maior ou menor e como neste exemplo desejamos exibir as palavras com taxa de conversão maior do que 10%, então selecione o símbolo de maior e na próxima opção (porcentagem) digite 10, clique em Aplicar e observe agora abaixo como o relatório aparecerá:

 

Relatório Filtrado Novo Google AdWords

 

O relatório personalizado acima agora exibe apenas as palavras que possuem uma taxa de conversão maior do que 10%. Bom, um relatório deve fazer sentido a quem o visualizará, então você poderá criar um relatório com todos os itens em que você sabe que precisa analisar em sua conta de forma recorrente, quer um exemplo? Vamos lá: Sabemos que é super importante saber qual foi o consumo de orçamento de cada grupo de anúncios, juntamente com seu número de conversões, custo / conversão e taxa de conversão, principalmente quando se tem meta para cada uma das métricas citadas, então meu conselho é que você crie este relatório, salve-o e sempre que quiser visualizar como está performando seus grupos de anúncios é só acessa-lo.

 

Aqui na SoftHar geralmente utilizo os relatórios personalizados para enviar aos clientes como está performando suas campanhas. Em meu caso então enviar um relatório dividido por rede com métricas de desempenho é super relevante, análise em seu negócio dentro de sua demanda quais tipos de relatórios são mais relevantes a serem criados e se quiser minha ajuda neste sentido é só deixar abaixo nos comentários ou enviar mensagem para a SoftHar.

Os outros tipos de relatórios voltarei a comentar em outras postagens.

 

Forte Abraço : )



 

Danilo Mazuquin Especialista em Google AdWords e Google Orgânico

Danilo Mazuquin

Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Google AdWords e Google Search Console



Busque Aqui : )


Mini Banner


Este Blog é Pertencente a Agência de Marketing Digital Softhar. O real intuíto deste blog é propagar de forma gratuita o conhecimento em que nós colaboradores da Softhar adquirimos durante muito tempo de campanhas em Google AdWords, Facebook, E-mail Marketing, dentre outras plataformas, estratégias e táticas em que dispomos aos nossos clientes. 
Acreditamos que propagando conhecimento estaremos contribuindo para a formação de mais profissionais de qualidade e logo então ajudando a formação de uma sociedade mais intelectual e preparada para as tomadas de decisões em âmbitos profissionais e também pessoais.


© Copyright 2017 - Agência de Marketing Digital Softhar  - Todos os Direitos Reservados