Aprenda em 4 Passos a Criar um Plano de Investimento no Google AdWords

Se você pretende investir dentro da plataforma Google AdWords e gostaria de ter uma média de quanto precisará investir para atingir seus objetivos, esta postagem irá lhe ajudar. Em apenas 4 passos irei lhe mostrar como criar um plano de investimento para anúncios na rede de pesquisa do Google AdWords, vamos lá?

 

 

1º Você precisa ter uma conta no Google AdWords!

 

Caso você já tenha uma conta no Google AdWords, então bastará logar-se. Contudo caso você não tenha acesse a plataforma em www.google.com/adwords, clique em Acesse Sua Conta, conforme imagem abaixo:

 

 

 

 

Logo após clicar em Acesse sua Conta lhe será solicitado a inserção de um e-mail, conforme a imagem abaixo. Procure utilizar um e-mail que você já tenha cadastro em alguma plataforma do Google, pois então ele só solicitará sua senha e já prosseguirá para a configuração do AdWords.

 

 

 

 

* Caso você não tenha nenhuma conta cadastrada em alguma plataforma Google, então clique em Mais Opções e depois em Criar uma Conta, assim como a imagem abaixo:

 

 

 

 

Possuindo uma conta no Google bastará seguir com o passo a passo disposto pela plataforma para conseguir acessar a conta no AdWords (se ficar com dúvida neste processo pergunte nos comentários). Imaginando que tudo deu certo até aqui então você visualizará a tela de configuração inicial do Google AdWords e nesta tela temos as categorias logo acima Início, Campanhas, Oportunidades, Relatários e Ferramentas, sendo que para conseguirmos criar o nosso planejamento de investimento iremos ir em Ferramentas - > Planejador de Palavras Chave, confira na imagem abaixo:

 

 

 

 

Bom, agora que conseguimos acessar o Planejador de Palavras Chave, vamos ao 2º Passo!

 


2º Identifique se a sua área de atuação possui tráfego

 

Para identificar se a sua área de atuação possui tráfego dentro da rede de pesquisa do Google bastará você já com o Planejador de Palavras Chave aberto utilizar a opção Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria e então escolher a forma de pesquisa para descobrir volume de tráfego e ideias de palavras chave, veja na imagem abaixo onde aparecerá esta opão aqui citada:

 

 

 

* Opções que são exibidas logo após selecionarmos Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria

 

 

 

 

Nas opções da imagem acima iremos preencher o campo de seu produto ou serviço com o termo em que acreditamos que o nosso cliente nos buscaria no Google, no campo sua página de destino você poderá colocar o endereço de seu site, categoria do site não é necessário selecionar e dentro das demais opções exibidas é fundamental que escolha para qual região os anúncios irão aparecer, pós selecionar e/ou preencher estas opções bastará clicar no botão Obter Ideias, conforme imagem abaixo:

 

 

 

 

Após clicar em Obter Ideias a ferramenta lhe apresentará se a palavra chave que você inseriu tem tráfego e também lhe dará ideias de outras palavras, expondo a palavra chave, média mensal de pesquisas (tráfego), concorrência e estimativa de preço, veja na imagem abaixo:

 

 

 

 

Na imagem acima conseguimos visualizar que o termo marketing digital tem uma média de 10 a 100 mil pesquisas mensais, logo possui um alto volume de pesquisas. A ferramenta também mostra nos resultados palavras semelhantes a Marketing Digital, como criação de sites, criar site, agencia de marketing digital, dentre outras e se observar na segunda coluna (Média de Pesquisas Mensais), todas as palavras tem um bom volume de pesquisa.

 

 

Você aprendeu a verificar se a sua área de atuação tem tráfego! Agora vamos partir para o 3ª Passo!

 

 

3º Escolha os termos com base em seu orçamento

 

Se você está com um recurso financeiro curto para investir na plataforma, então eu lhe aconselho a selecionar palavras chave em que lhe aproximem mais de uma conversão (ação de valor em seu site - orçamento, venda, inscrição, etc), levando em consideração o preço estimado da palavra, tráfego e o termo em si. Exemplo:

 

 

Imagine que você venda chinelos e então ao consultar por este termo no planejador de palavras chave lhe foi dado o termo chinelo com um bom tráfego e um custo médio por clique de R$ 1,50, contudo a plataforma lhe deu como exemplos de termos próximos o termo comprar chinelos, com um volume de tráfego menor do que o termo chinelo e com um custo por clique também de R$ 1,50. Neste caso qual termo você colocaria em seu grupo de anúncios? 

 

 

Sabendo que o poder de investimento é curto você sempre deverá pensar: "...Qual é a maneira em que o meu possível cliente buscaria para comprar o meu chinelo?..." Logo você chegará a conclusão de que o usuário que pesquisa por comprar chinelo possivelmente estará mais propenso a realizar uma ação de valor no seu site, se comparado a quem digitar apenas chinelo, também precisamos levar em consideração que se colocar em seu grupo de anúncio o termo chinelo, logo qualquer palavra que em sua composição tenha chinelo acionará nossos anúncios, como: como fazer chinelo, chinelo para boneca, chinelo para cachorro, dentre diversas outras variantes. Você teria um trabalho muito grande para negativar todo este tráfego ruim e possivelmente gastaria muito, já com o termo comprar chinelo poderá utilizar uma correspondência ampla modificada que irá fazer com que nossos anúncios só apareçam ao usuário digitar comprar e também chinelo, com isto temos um tráfego ruim menor, logo menos investimento disperdiçado e então possivelmente um melhor desempenho com nossos anúncios.

 

 

Agora que tem algumas dicas de quais termos escolher, bastará seleciona-los através do botão Adicionar ao Plano e após selecionar todos os termos clicar em Plano de Análise, chegamos ao 4º Passo!

 

 

4º Pronto, finalizaremos a inserção de termos e analisaremos o quanto deveremos investir

 

Após clicar em Plano de Análise lhe será exibida uma tela em que você poderá inserir um orçamento diário e um valor de lance de CPC (Custo por Clique) e após digitar lhe será exibido tendências de tráfego, posicionamento, cidades com maior tráfego (Depende de sua segmentação de local), veja no exemplo abaixo:

 

 

 

 

Na imagem acima eu inseri um orçamento diário de R$ 25,00 e inseri R$ 2,00 como valor de custo por clique, logo tive uma estimativa de 15 a 19 cliques, com um posicionamento médio de meus anúncios de 4ª e 5ª posição. O orçamento diário que você irá colocar e o valor de CPC (Custo por Clique) dependerá muito de sua área de atuação, pois existem áreas em que o valor para se trabalhar com anúncios no AdWords é um pouco mais elevado devido a concorrência, entretanto existem áreas em que a concorrência é pequena, logo o lance e investimento diário também pode ser pequeno, simule diversos lances e orçamento diário distintos e verifique os resultados de estimativas da plataforma.

 

 

Planeje-se: Se você tem um site para gerar leads, as estimativas de taxa de conversão no Brasil são de 10% do tráfego gerado, logo se quiser um pedido de orçamento por dia precisará de pelo menos 10 cliques em sua campanha, contudo avalie que dentro destes cliques poderá ter tráfego irrelevante, com isto se quer ter 1 pedido por dia pense em ~15 cliques / dia. Caso queira mais orçamentos diários calcule quantos cliques precisará ter como forma de projeção e também o valor de investimento. Se o seu negócio for loja virtual, então no Brasil temos uma taxa de conversão de 0,5 a 1%, logo o cálculo que citei para gerar orçamentos torna-se o mesmo para as lojas virtuais, com a diferença de que a taxa de conversão é bem menor, logo para se ter uma venda por dia a grosso modo precisaria de ~ 100 - 150 cliques (pensando que todos os acessos serão de usuários em potencial).

 

 

Espero ter lhe ajudado a melhor compreender como se cria um planejamento orçamentário para investir no Google AdWords. Em caso de dúvidas ou sugestões utilize a nossa área de comentários com o plugin do facebook logo abaixo desta postagem.

 

 

Forte Abraço.

 

Danilo Mazuquin
Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Google AdWords e Google Search Console



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