Conheça os 6 Tipos de Campanhas Existentes no Google AdWords

Temos 6 opções para criar campanhas dentro da plataforma Google AdWords, cada uma com suas características e destinadas a cumprir objetivos distintos, vamos conhece-las:

>> Caso você ainda não conheça o Google AdWords Acesse a Postagem O que é o AdWords? Entenda como Funcionam os Links Patrocinados do Google

 

1ª - Rede de Pesquisa com Exibição em Display:


A rede de pesquisa com exibição em display é um tipo de campanha utilizada por quem não tem muito conhecimento na plataforma Google AdWords e pretende anunciar na rede em que o usuário vai até o buscador do Google, digita um termo de pesquisa e então aparece seu anúncio dentro dos resultados (Rede de Pesquisa), quanto na rede em que exibe mini banners e/ou anúncios textuais em sites do Google (Youtube, Gmail, etc) e sites parceiros do Google (G1.com, Casas Bahia, Blog do Zé, dentre centenas de milhares de outros sites), está chamada Rede de Display.

 

 

 

Ao usuário optar por utilizar a campanha Rede de Pesquisa com Exibição em Display seus anúncios irão trafegar das duas maneiras exibidas acima na imagem, sendo que o AdWords irá utilizar as palavras em que você inserir na rede de pesquisa para segmentar seus anúncios na rede de display. O único ponto positivo de usar este tipo de campanha é a relação de que não precisa ter experiência na plataforma para conseguir ter anúncios trafegando nas duas redes, contudo temos alguns pontos críticos, como não conseguir “enxergar” de forma individual os resultados das duas redes, compartilhar o mesmo orçamento e obrigatoriedade de usarmos a mesma estratégia de lance.

 

Dica: Crie campanhas individuais para ter maior poder de mensuração e aplicação de táticas

 

 

2ª - Apenas na Rede de Pesquisa:

 

Este tipo de campanha permite que tenhamos anúncios sendo acionados através de palavras chave no buscador do Google. A grosso modo então nós iremos inserir termos de pesquisa (que sejam representativos ao nosso negócio), criar anúncios e então teremos a veiculação dos anúncios dentro da SERP do Google, conforme imagem abaixo:

 

 

Esta é a rede mais utilizada dentro do Google AdWords, ótima para gerar leads e também venda direta, isto devido ao fato de que trabalha no momento em que o nosso possível cliente está precisando de nosso produto e/ou serviço, logo o poder de conversão é maior se comparado a outras redes.

 

 

3ª - Apenas na Rede de Display:


Como já citado acima a rede de display permite que tenhamos anúncios gráficos e também textuais sendo trafegados em sites do Google e sites parceiros do Google, também é uma rede muito utilizada para fazer remarketing.

 

Remarketing:
 

Remarketing consiste no processo de impactar novamente com anúncios um usuário em que num dado momento anterior havia visualizado e possivelmente interagido numa página de seu site / e-commerce / blog. Impactamos os usuários com anúncios em outros sites, podendo então ofertar mais motivos para ele solicitar um orçamento, realizar um cadastro ou efetuar uma compra.

>> Acesse e Aprenda a criar públicos personalizados para remarketing dentro do Google Analytics

 

 

 

4ª - Google Shopping:
 

O Google Shopping é o comparador de preços do Google, sendo uma extensão da rede de pesquisa. Para anunciar atualmente no Google Shopping se faz necessário ter uma conta no Google Merchant Center e subir um feed de produtos para o mesmo, veja abaixo como os produtos são exibidos no buscador:

 

 

5ª - Vídeo:

 

Este tipo de campanha permite que tenhamos anúncios em formato de vídeo True View dentro do Youtube e sites da Rede de Display. Dentro desta campanha temos 2 formas de criar anúncios, sendo estes In – Stream (famoso 5 segundos) e Vídeo Discovery (miniaturas).

 

 

Na imagem acima conseguimos enxergar que o vídeo em que foi pretendido ainda não foi reproduzido, pois tem um vídeo – comercial sendo executado antes do vídeo pretendido. Este tipo de anúncio é chamado de Truew View – In Stream.

 

 

6ª - Campanha Universal Para Apps:

 

Temos as campanhas também para exibir anúncios de aplicativos móveis na rede de display, google play, rede de pesquisa e youtube. Então ao ter um aplicativo e desejar realizar a divulgação para download por exemplo, é muito relevante utilizar a campanha universal para apps. Veja exemplo de anúncios na imagem abaixo:

 

 

Acima então lhe mostrei as 6 possibilidades para se criar campanhas dentro do Google AdWords, sendo que cada uma tem seu objetivo e até mesmo indicação para nível de usuário. Espero que eu tenha sido claro, objetivo e que você tenha compreendido os tipos de campanhas existentes no AdWords.

Caso fique com dúvidas ou queira opinar utilize o plugin de comentários logo abaixo desta postagem.

 

Forte Abraço

 

 

 

Danilo Mazuquin
Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Google AdWords e Google Search Console



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