Aprenda o Que é e Para o Que Serve Cada Métrica Na Visão Geral Do Google AdWords

Esta postagem lhe mostrará e ensinará o que é e para o que servem todas as métricas existentes na guia Visão Geral do Google AdWords. Se você tem dúvidas em como interpretar todas aquelas métricas de CPC, Custo/Conv, Índice de Qualidade, dentre diversas outras fique por aqui e lhe ensinarei a interpreta-las!
 

A primeira opção que aparecerá dentro do Google AdWords assim em que este inicializar é a de Visão Geral, tal opção está localizada ao lado esquerdo superior da Dashboard, veja na imagem abaixo:

 

 

Assim como no nome induz, a guia visão geral nos traz um overview de desempenho das nossas campanhas ou grupos de anúncios. De maneira rápida conseguimos ter informações sobre número de cliques, CPC médio, CTR, Custo, Custo / Conversão, dentre outras informações relevantes.
 

Se você quiser saber rapidamente o desempenho dos grupos de anúncios ou das campanhas, assim como quais dispositivos mais participaram do tráfego a visão geral rapidamente nos dispõe diversas informações. Abaixo vamos visualizar cada parte da guia Visão Geral:

 

 

Na primeira faixa fica disposta as métricas da conta, exibindo o número de cliques, conversões, custo/conversão e observe que ao lado direito de cliques, conversões existe uma setinha para baixo, clicando nesta aparecem outras métricas em que podemos selecionar e então ver o resultado desta, um exemplo neste caso poderia ser nós desejarmos saber a posição média em que nós tivemos nos leilões. Pós clicar na setinha e selecionar a opção de Posição Média observe abaixo como é exibida a métrica:

 

 

Pós clicar na setinha ao lado direito da métrica que estiver selecionada as opções que aparecerão para você são de Cliques, Impressões, CPC Médio, dentre várias outras. Veja logo abaixo todas as métricas que aparecem e o que cada uma representa:

 

 

Cliques = Número de cliques que houveram nos anúncios ao decorrer do período selecionado

 

Impressões = Número de impressões (exibição do anúncio) que houveram nos anúncios ao decorrer do período selecionado. Lembrando que nesta métrica contabiliza-se apenas os anúncios em que o usuário realmente visualizou, logo se o seu anúncio apareceu abaixo da dobra no leilão e o usuário não navegou abaixo da dobra, logo a impressão não é contabilizada.

 

CTR = Taxa de cliques. Esta métrica nos mostra a porcentagem de cliques que tivemos em base das impressões.

Quanto menos impressões você precisar para ter 1 clique, logo mais relevante o Google AdWords entende que são os seus anúncios para os usuários, isto fará com que sua CTR seja alta e por consequência o índice de qualidade de seu anúncio será otimizado, influenciando na nota que o Google vai lhe dar para formar seu AdRank.

Observações:

Índice de qualidade = Métrica usada pelo Google para avaliar a otimização de uma palavra chave

AdRank =  Resultado da multiplicação da nota do índice de qualidade pelo CPC ofertado que define a posição de um anúncio no leilão do Google

 

CPC Médio = Custo por Clique Médio que você pagou para veicular os anúncios.

 

Custo = Investimento financeiro em que você realizou dentro do período selecionado.

 

Conversões = Número de ações de valor realizada em sua plataforma. Seja número de leads, número de vendas, inscrições, etc.

 

Custo / Conversão = Quanto você investiu em cada conversão de sua conta.

 

Taxa de Conversão = Porcentagem que demonstra a quantidade de conversões pelo número de cliques. Exemplo: 10 conversões em 100 cliques, logo sua taxa de conversão são de 10%.

 

Valor Total de Conversão = Ao configurar uma conversão você poderá atribuir um valor para esta conversão, seja um valor estimado para a conversão de um lead ou de uma venda (mais utilizado) e então ao selecionar a métrica Valor Total de Conversão aparecerá o valor (R$) ganho por tais conversões. Exemplo: Você definiu que cada conversão lhe traz um retorno de R$ 10,00 e você teve hoje 10 conversões, logo então na métrica Valor Total de Conversão estará aparecendo que você ganhou R$ 100,00.

 

Valor Conversão / Custo = O valor que você ganhou, dividido pelo que investiu. Esta métrica mostra simbolicamente o seu ROI, cito simbolicamente, pois não avaliamos aqui custo de produção, dentre outros.

 

Parcela de Impressão da Rede de Pesquisa = Mostra o desempenho de nossos anúncios em comparação ao dos nossos concorrentes

 

Posição Média = Posição média que os nossos anúncios aparecerão no leilão do Google

 

Gráfico de Desempenho:

Logo abaixo das métricas temos o gráfico de desempenho, conforme imagem abaixo:



 

O gráfico de desempenho mostra um comparativo das duas métricas selecionadas (estas exibidas acima em azul e vermelho), onde podemos visualizar o desempenho por hora, dia, semana, mês e trimestre.

Imagine por exemplo que você queira saber o desempenho das conversões em cliques por hora durante o dia, veja abaixo como aparecerá:

 

Acima enxergamos que entre às 11h – 12h foi o nosso pico de cliques e conversões, onde tivemos 3 cliques e 2 conversões.

 

Desempenho dos Grupos de Anúncios / Campanhas e Dispositivos



Esta conta que estou utilizando como exemplo só tem 1 campanha ativa por isto o desempenho que aparece são dos 2 grupos de anúncios existentes na campanha. Podemos então neste caso ver de forma rápida o custo que tivemos no dia com cada grupo de anúncio, as conversões em que cada um gerou, assim como o custo conversão.

Ao lado direito temos o desempenho em que cada dispositivo teve na campanha. Observe que ao lado direito de cada barra nós temos a métrica em que está sendo levada em consideração para fazer a comparação dos dispositivos, caso queira mudar a métrica basta clicar na setinha ao lado direito e então terá outras métricas de comparação, veja na imagem abaixo:

 

 

Desempenho Dia e Hora:

 

 

Dentro da Visão Geral um outro gráfico informativo bem interessante é o de dia e hora, neste podemos escolher a métrica logo acima ao lado direito (onde está impr. com a seta) e então teremos o desempenho daquela métrica específica ao decorrer do dia e hora. No gráfico acima conseguimos observar que o pico de impressões foi das 10h às 11h.
 

De acordo com o período que você selecionar possa ser que apareçam outras opções na Visão Geral.

 

Espero muito ter lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre a guia visão geral do Google AdWords. Caso você tenha dúvidas utilize logo abaixo o plugin de comentários do Facebook deixando sua dúvida e logo eu a sanarei.

 

Forte Abraço



 

 


 

Danilo Mazuquin
Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Google AdWords e Google Search Console



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