AdWords Script - Saiba Para o Que Serve e Veja Alguns Exemplos

O Que são Scripts do AdWords e Para o que Servem?
 

Dentro do Google AdWords nós podemos inserir pequenos blocos de scripts e realizar agendamentos para que estes scripts rodem de x em x tempo, permitindo então que uma determinada tarefa possa ser realizada sem que se faça necessária a inteiração humana.

 

Os scripts do AdWords utilizam como linguagens nativas JavaScript e SQL, sendo muito úteis a partir do momento em que é necessário realizar uma ação de larga escala, como por exemplo excluir todas as palavras chaves que possuem a quantidade de cliques superior a 20 e não geraram conversões a x tempo.

 

Explicando Melhor... Um Problema que pode ser Resolvido com Scripts do AdWords:

 

Imagine que você tenha uma empresa de ar condicionado e saiba que a palavra instalação ar condicionado xpto gera bastante conversão na posição 3 do buscador do Google (rede de pesquisa) em dias quentes. Bom, você concorda comigo que ficar verificando a todo momento o posicionamento médio do termo (se está em 3º) e também se está calor é muito trabalhoso e custoso?

 

Nós podemos resolver este problema com scripts do AdWords : )  Precisaremos apenas de criar um script verificando o posicionamento daquela palavra chave em que já sabemos que gera bastante conversões, indicar ao Google que é na posição 3 em que desejamos que a palavra fique se a temperatura estiver em x ºC, permitindo que o Google ajuste os lances para estarmos nesta posição. E para sabermos a temperatura precisaremos apenas dentro do script ler o xml da CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), “pegar” o valor da temperatura atual da região desejada e informar na condição.

 

Começando a Aplicar os Scripts:

 

Para utilizar Scripts no Google AdWords você precisará acessar a guia de Operações em Massa que está localizada ao lado esquerdo da Dashboard do Google AdWords e posteriormente clicar em Scripts, veja na imagem logo abaixo:

 

caminho para acessar adwords script

 

Posteriormente a clicar em Scripts já aparecerá a janela em que poderá criar o seu primeiro script, veja na imagem abaixo:

 

opção AdWords Script

 

Ao clicar no botão vermelho acima (+Script), então já aparecerá o ambiente para inserção dos scripts, veja na imagem abaixo a tela em que provavelmente será exibida para você:

 

ambiente para inserir scripts no adwords

 

*Caso você nunca tenha realizado um script na conta do AdWords, então você terá que dar permissão a sua conta. No momento em que for salvar o script a permissão já lhe será solicitada.

 

Mãos a Obra!!!

Imagine que você queira pausar palavras chave cujo o CTR está abaixo de 3% nos últimos 30 dias, veja como isto seria possível:


function main()

{

var keywords = AdWordsApp.keywords() // Criamos uma instância para usarmos as keywords

.forDateRange(“LAST_30_DAYS”) // O período em que desejamos trabalhar é referente aos últimos 30 dias

.withCondition("Ctr < 0.03") // Aqui é a condição em que só será selecionada palavras com CTR abaixo de 3%

.get(); // Método que nos permite pegar os valores de retorno

  while (keywords.hasNext()) { // Enquanto existerem keywords a serem exibidas continue

  var keyword = keywords.next(); // Inseri a próxima keyword na variável keyword       

  Logger.log(keyword.getText() + ": " + keyword.getStatsFor("LAST_30_DAYS").getCtr()); // Imprimindo o Resultado na Tela  

  keyword.pause(); // Pausando a palavra chave

}

}

 

Pós inserir todo o script em que lhe mostrei acima o meu conselho é que você clique na opção de visualização, a fim de que o script não seja efetivamente executado em sua conta, pós clicar em visualização vá na opção mais abaixo de Registros e veja o resultado que teria ao executar este script em sua conta. Veja na imagem abaixo um exemplo do retorno:

 

Resultados dos Registros no AdWords Script

 

 

Observe na imagem acima que eu estou na guia Alterações, onde esta guia do AdWords Script nos mostra quais serão as alterações que ocorrerão se eu EXECUTAR este script.

 

 

Resultado AdWords Script

 

 

Na imagem acima estou posicionado na guia Registros e então é exibido o que eu inseri na função Logger.log em nosso script. Como eu pedi para ser exibida a keyword e a CTR, logo é isto que foi exibido, relembre o que colocamos no script: Logger.log(keyword.getText() + ": " + keyword.getStatsFor("LAST_30_DAYS").getCtr());

 

Logger.Log = A função Logger.log faz com que algo seja impresso nos registros;

Keyword.getText() = Exibe a keyword que está armazenada na variável keyword;

Keyword.getStatsFor(“LAS_30_DAYS”).getCtr() =  Mostra a CTR da keyword nos últimos 30 dias

 

Vamos supor agora que você queira pausar palavras chaves em que estão com um custo conversão maior do que R$ 20,00 durante os últimos 7 dias de campanha. Você também deseja que seja enviado um e-mail lhe informando sobre as keywords em que foram pausadas. Veja abaixo a solução em script para esta tarefa:

 

function main()

{

var keyword = AdWordsApp.keywords() //Instanciando a classe AdWordsApp

 .forDateRange("LAST_7_DAYS") //O Período a Ser Utilizado Será Últimos 7 Dias

  .withCondition("Cost >= 140 AND Conversion <= 7") // A condição aqui é que se a keyword tiver um gasto maior ou igual a R$ 140,00 e tiver 7 ou menos conversões, então seja selecionada para as próximas etapas

  .get(); //Método que nos permite utilizar este objeto em outras etapas                 

  var armazena = "Palavras Chave Pausadas: "; // Criei a variável armazena para armazenar as palavras chave em que iremos pausar, a fim de que posteriormente possamos enviar por e-mail quais foram as palavras

  while(keyword.hasNext()) //Enquanto existir keywords dentro da condição em que adotamos, rode

  {

 var keywords = keyword.next(); // A variável keywords armazena a keyword encontrada

Logger.log("A Palavra é : " + keywords.getText() + " Conversões: " + keywords.getStatsFor("ALL_TIME").getConversions()); // Imprimimos o resultado nos Registros de Palavra a ser pausada e exibimos as conversões

 keywords.pause(); //Pausar a keyword

 armazena = armazena + " " + keywords.getText(); // Aloca as palavras que estão sendo pausadas na variável armazena, a fim de que seja enviada por e-mail

  }

MailApp.sendEmail("propaganda@softhar.com.br", "Palavras com Custo/Conv Alto", armazena); // Aqui o e-mail é enviado com as palavras com custo / conversão alto.

}

 

Bom, lhe apresentei apenas 2 exemplos do que os Scripts do AdWords podem fazer por nós, contudo existem aplicações muito mais interessantes e necessárias para se trabalhar com o AdWords Script e eu estarei postando ao longo do tempo para você!

 

Caso você tenha dúvidas ou sugestões deixe sua mensagem no plugin de comentários logo abaixo. Forte Abraço : )

 

 

 

Danilo Mazuquin - Especialista Google AdWords e Orgânico

Danilo Mazuquin
Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Google AdWords e Google Orgânico



Busque Aqui : )


Mini Banner


Este Blog é Pertencente a Agência de Marketing Digital Softhar. O real intuíto deste blog é propagar de forma gratuita o conhecimento em que nós colaboradores da Softhar adquirimos durante muito tempo de campanhas em Google AdWords, Facebook, E-mail Marketing, dentre outras plataformas, estratégias e táticas em que dispomos aos nossos clientes. 
Acreditamos que propagando conhecimento estaremos contribuindo para a formação de mais profissionais de qualidade e logo então ajudando a formação de uma sociedade mais intelectual e preparada para as tomadas de decisões em âmbitos profissionais e também pessoais.


© Copyright 2017 - Agência de Marketing Digital Softhar  - Todos os Direitos Reservados