Aprenda a Mudar Lance de CPC de Acordo com a Temperatura do Dia Utilizando AdWords Script

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de ar condicionados e anuncia no AdWords instalação, venda e manutenção. Você sabe que existem mais conversões em dias mais quentes e então você gostaria de reajustar os lances de cpc em 10% caso a temperatura mínima do dia esteja em 20ºC e a posição média do termo esteja abaixo de 3,0, contudo você precisa que este reajuste seja automático, sem necessitar de sua inteiração. Vamos criar um script que fará isto para nós:

  Caso Você Não Tenha Conhecimento em AdWords Script Sugiro que Leia Primeiro Este Artigo (  O Que é AdWords Script  )  

 

function main() {

  var url = 'http://servicos.cptec.inpe.br/XML/cidade/7dias/244/previsao.xml'; // Criamos uma variável para obter a url do xml

  var xml = UrlFetchApp.fetch(url).getContentText(); // A classe UrlFetchApp permite que nos comuniquemos com a url do XML

  var document = XmlService.parse(xml); // A classe XmlService permite criar, navegar e analisar arquivos xml, neste caso iremos navegar!

  var temperatura_minima = document.getRootElement() // A variável temperatura mínima é a responsável em armazenar alguma informação do xm, cujo neste caso através do método getChild estamos pegando a informação da previsão de temperatura mínima

  .getChild('previsao')

  .getChild('minima')

  .getAllContent()[0];

   if(temperatura_minima >= 20) {  // Condição se a temperature for maior ou igual a 20ºC

   var keyword = AdWordsApp.keywords()

  .forDateRange("TODAY")

  .orderBy("AveragePosition")

  .withCondition("AveragePosition > 3.0") // Somente as keywords em que o posicionamento estão acima da 3ª posição receberão o aumento

  .get();

  while(keyword.hasNext()) {

    var keywords = keyword.next();

    var valor = keywords.bidding().getCpc(); // Aqui nós pegamos o valor de cpc da palavra

    var newValor = valor + ((valor * 10)/100); // Aumentamos o valor em 10%

    keywords.bidding().setCpc(newValor); // Aplicamos a Palavra o novo valor

      }   }

  else {   // Caso a temperature não esteja em 20 ou mais graus, talvez possamos reajustar para baixo o cpc

    var keyword = AdWordsApp.keywords()

    .forDateRange("TODAY")

    .orderBy("AveragePosition")

    .withCondition("AveragePosition < 3.0") // Se a posição da palavra estiver na segunda ou primeira posição, então nós podemos reduzir em 10% o valor de cpc

    .get();

    while(keyword.hasNext())  {

     var keywords = keyword.next();

     var cpc = keywords.bidding().getCpc(); // Descobrimos e inserimos na variável cpc o valor de cpc da palavra

     var valor = cpc - ((cpc*10)/100);  // Criamos a variável valor com o valor de cpc menos 10%

    keywords.bidding().setCpc(valor); // Aqui é alocado o novo CPC

    }  }    }

 

Bom, após criar este script você precisará apenas agendar para que o script "rode" de 1 em 1 hora para então tomar decisão de ajustar ou não o valor de cpc do termo. Caso você tenha alguma dúvida pergunte nos comentários logo abaixo.

 

Forte Abraço!

 

 

Danilo Mazuquin Especialista Google

 

Danilo Mazuquin
Bacharel em Ciência da Computação
Especialista em Google AdWords e Google Orgânico



Busque Aqui : )


Mini Banner


Este Blog é Pertencente a Agência de Marketing Digital Softhar. O real intuíto deste blog é propagar de forma gratuita o conhecimento em que nós colaboradores da Softhar adquirimos durante muito tempo de campanhas em Google AdWords, Facebook, E-mail Marketing, dentre outras plataformas, estratégias e táticas em que dispomos aos nossos clientes. 
Acreditamos que propagando conhecimento estaremos contribuindo para a formação de mais profissionais de qualidade e logo então ajudando a formação de uma sociedade mais intelectual e preparada para as tomadas de decisões em âmbitos profissionais e também pessoais.


© Copyright 2017 - Agência de Marketing Digital Softhar  - Todos os Direitos Reservados