Dicas Para Converter Leads Do Google AdWords em Clientes

Como Converter os Leads que Chegam pelo Google Adwords?
 

Fiz meu site, contratei a SoftHar para gerenciar o Google AdWords, pronto! Agora é só esperar o resultado e ficar rico. Certo?  Errado! Na verdade até aqui fizemos a metade do trabalho, daqui por diante cabe a você converter estes leads em clientes fiéis.
 

Resolvemos fazer este artigo de considerações após vários clientes nos pedirem dicas de como converter os leads que recebem do Google AdWords. A resposta é: Não existe uma receita mágica que faça um lead virar um cliente, mas existem técnicas e táticas de conversão que ajudam com que você alcance o resultado esperado.
 

O objetivo aqui é falar de solicitações de orçamentos que chegam para adesões de serviços e produtos sem a compra direta pela plataforma. Pois bem, vamos falar dos principais erros que as empresas cometem na hora de conversar com seu lead.

 

Demora no Atendimento

Sim, você faz todo o esforço para fazer seu site, contrata a SoftHar, nós criamos, mensuramos e otimizamos sua campanha e quando finalmente o lead (contato) chega para você / seu time demora a dar o retorno para o cliente. Você que está lendo esta matéria já deve ter ouvido falar que a internet é um local de usuários que tem pressa, o usuário online deseja receber rapidamente o conteúdo desejado é um perfil imediatista, lembre-se que o seu concorrente está a apenas um ou dois cliques de distância. Então crie metas após receber uma solicitação de orçamento, entre em contato com o mesmo no tempo entre 20 minutos a 2 horas, esta atitude pode aumentar significativamente sua taxa de conversão. Falamos isto com máxima propriedade, pois realizamos testes com os nossos próprios leads : )

 

2º Erro. Enviar uma Apresentação

Como assim Simone? Enviar minha apresentação é ruim? Sim, é péssimo! É importante e vital que a empresa tenha uma apresentação curta e bem montada, onde fale dos diferenciais, fatores promocionais, apresente o serviço / produto  no qual ela venda e já ter neste se possível o orçamento, porém se você simplesmente encaminhar esta apresentação por e-mail sem antes ter um contato mais próximo com seu cliente, seja por WhatsApp, telefone, Skype, Hangout ou até pelo próprio e-mail, só encaminhar uma apresentação, posso te dizer com 100% de certeza que sua taxa de conversão será péssima chegando a ser quase nula. Sendo muito clara em minhas palavras: O seu cliente é um ser humano, logo humanize todo o seu atendimento!

 

Então antes de enviar uma apresentação padrão da sua empresa, converse com seu cliente, entenda seus objetivos, medos, responda todas as suas  perguntas, se torne “amigo” dos seus clientes, pesquisas comprovam que compramos mais de quem gostamos mais. Trabalhe sua apresentação, se seu cliente é pessoa física coloque o nome dele na apresentação se seu cliente é pessoa jurídica, coloque o nome da empresa na apresentação, após a apresentação ser enviada, não esqueça de ligar / whatsapp para seu cliente confirmando se ele realmente recebeu o arquivo e se colocar a disposição para sanar dúvidas. Nesta etapa da negociação você deve estipular um prazo para entrar em contato com o mesmo novamente ex. Entre hoje e amanhã qual o melhor horário para eu te ligar e te explicar referente ao orçamento que eu lhe enviei?


 

3º  Sem Entusiasmo

O corpo fala, a voz mostra seu humor, se você for visitar seu cliente vá o mais motivado possível, se arrume, pegue na mão do cliente para ter contato humano (só tente antes de qualquer contato físico verificar se o cliente lhe proporciona esta abertura, principalmente em contatos mais intensos como tocar no ombro), fale com propriedade, evite perguntas abertas como por ex. O Srº não precisa deste produto? Mude para eu tenho certeza que você precisa deste produto e é por isso que eu vou te fazer uma condição especial. Se você ligar para o seu cliente, ligue empolgado, feliz, seu cliente tem que se sentir especial (único), ele tem que se sentir à vontade, sendo assim o preço será somente um dos fatores de decisão, não o mais importante!


 

4º Esquecer o Cliente.

Enviei minha apresentação, o cliente não me respondeu e eu desisto, muitas empresas agem desta forma o que é uma atitude errada, pesquisas indicam que a maioria dos fechamentos acontecem entre o quinto e o vigésimo contato com o cliente, portanto insista! Insistir é diferente de ser chato, crie motivos para seu cliente comprar de você, ofereça um desconto, um brinde, uma condição especial, mostre que você está ali para resolver o problema dele e quer ajuda-lo, mostre que você deseja construir uma parceria de sucesso.


 

5º Erro Não Estipular  Prazos

Crie tempo para seu orçamento ou sua promoção expirar, uma promoção sem prazos se torna uma obrigação da empresa. Mostre que se seu cliente fechar em x tempo ele terá os benefícios x, y e z e esses benefícios só serão concedidos para fechamento dentro do prazo estipulado. E isto tem que ser verdade, realmente se o cliente não fechar no prazo ele não ganhará!

 

Valorize seu Produto/Serviço

O primeiro a comprar seu produto/serviço tem que ser você! Então primeiro compre sua ideia e depois a venda, mostre todos os diferenciais que seu produto ou serviço possui, mostre que o do concorrente também possui benefícios (neste momento você está ativando o gatilho de contraste, existirá uma comparação entre o seu e o da concorrência), mas o seu é inovador, é diferente, você garante que de forma geral consegue proporcionar uma melhor experiência a ele. A inovação pode ser desde um produto/serviço com características adicionais ou diferentes à uma condição de pagamento não praticada por nenhum outro dentro do seu mercado ou um atendimento 100% personalizado,  enfim encontre as forças do seu negócio e explore ao máximo, evidencie estas forças e boas vendas!!!

 

...Mais Dicas Valiosas:

  • Ao enviar o orçamento para o cliente, atente – se em enviar num arquivo que seja elegante, com um design bem direcionado ao propósito. Seu cliente tem que abrir o orçamento e surpreender-se mesmo antes de ler. Procure também usar o melhor formato de arquivo para enviar o orçamento, podendo ser em formato PDF ou até mesmo orçamento em formato de site.
     
  • Tome cuidado com o seu vocabulário, falar e escrever corretamente são fundamentais para gerar e manter a autoridade.
     
  • Ao utilizar e-mail como meio de comunicação, não escreva abaixo da mensagem em que seu cliente lhe enviou, mas sim sempre acima. Muitos clientes acabam não visualizando se sua resposta ficar abaixo da mensagem original.
     
  • Brasileiro ama bônus, crie bônus para o fechamento de seu cliente, não pense que em sua área isto não é possível, sim é totalmente possível! Não seja você um limitador de seu negócio.

 

 

 

Simone Santos
Graduada em Marketing
Gerente Comercial / Estratégica da SoftHar

 



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Este Blog é Pertencente a Agência de Marketing Digital Softhar. O real intuíto deste blog é propagar de forma gratuita o conhecimento em que nós colaboradores da Softhar adquirimos durante muito tempo de campanhas em Google AdWords, Facebook, E-mail Marketing, dentre outras plataformas, estratégias e táticas em que dispomos aos nossos clientes. 
Acreditamos que propagando conhecimento estaremos contribuindo para a formação de mais profissionais de qualidade e logo então ajudando a formação de uma sociedade mais intelectual e preparada para as tomadas de decisões em âmbitos profissionais e também pessoais.


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